12 de fev. de 2013

EIS-ME AQUI! ENVIA-ME!


Na carta, deste mês de fevereiro, enviada a todos os presbitérios do Brasil, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, destaca a Campanha da Fraternidade de 2013, cujo tema é “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Na carta, Dom Eduardo faz uma reflexão acerca das vítimas de Santa Maria e a todos os jovens que sofrem algum flagelo. O bispo também recomenda que, neste Ano da Juventude, a Campanha da Fraternidade seja mais uma oportunidade de qualificar os jovens e, por meio dos projetos pastorais e estruturas eclesiais, viabilizar um novo processo de evangelização a partir da juventude.
(http://www.rio2013.com/pt/rumo-a-jmj/detalhes/1201/ano-da-juventude-eis-me-aqui-envia-me-is-6-8)
Arthur Kalsing, 22 anos, católico, participou do CLJ de 2006 a 2012. Hoje está em Grenoble, França, buscando dupla diplomação em Engenharia da computação. Segue frequentando a Igreja, aprendendo a rezar em francês.
Bruna Luiza Schroeder, tem 17 anos, católica, coordenadora do CLJ do qual participa desde 2007, iniciará o segundo semestre em Psicologia e no dia 20 de fevereiro, no dia seguinte ao aniversário de 18 anos, tomará posse como professora estadual.
Daniel Airton Wermann, 22 anos, também é católico e passou pelo CLJ de 2006 até 2010. Hoje mora em POA, trabalha com desenvolvimento de redes (NET), estuda na área e ainda dedica tempo à prática do rugby.
Edoarda Sopelsa Scherer, 22 anos, católica, esteve no CLJ de 2006 a 2012, cursa Direito, é facilicitadora da REJU (Rede ecumênica de Juventude) e lutou pela implantação da PASUNE (Pastoral Universitária Ecumênica) na região, na qual atua.
Lucas Gustavo Horn, 22 anos, católico, desenvolveu sua aptidão para a música no tempo que passou pelo CLJ entre 2006 e 2013,  e hoje é regente e músico.
Poderíamos citar mais de 300 nomes de jovens cristãos (não só católicos) que passaram pelo grupo da Paróquia Santo Antônio desde 2006, que conseguem viver plenamente, professando sua fé através de ações e exercendo a liderança de forma positiva, sem competitividade, com compromisso com o bem estar coletivo...
Tanta carinha que chega à Igreja às vezes impregnada do preconceito que a cultura vigente impõe, que busca preencher o vazio existencial de uma forma diferente, sem se esconder na bebida, na droga, no sexo sem compromisso. E descobrem, na fé em Jesus Cristo o sentido para tocar a vida de forma saudável, auxiliando na construção de um mundo diferente. É Ana, é Bruno, é Rafael, é João, é Felipe, é Gabriela, é Martina, é Mauro, é Gustavo, ... São muitos!
Mas todos eles são exemplos de jovens que fazem a diferença, de jovens que se preocupam com aqueles que não sabem para onde ir...
Neste dia 13 de fevereiro, abertura da Campanha da Fraternidade, cujo lema é Juventude e Fraternidade, pensemos nos jovens que não sabem para onde ir, mostremos a eles que existe uma maneira mais plena de levar a vida e ser feliz, tendo como ídolo alguém que verdadeiramente nos amou...

Tia Nice – assessora adulta do Curso de Liderança Juvenil da Paróquia Santo Antônio.