14 de jul. de 2013

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO NA JMJ RIO 2013

O Brasil todo se mobiliza, para a Jornada Mundial da Juventude nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro - independente de credo religioso, é sabidamente o maior evento mundial: nenhum outro reúne tantas pessoas, ainda menos por tão boa causa.

Estrela será representada por uma delegação de nove pessoas neste momento histórico: Bruna Luiza Schroeder,  William José Wulfing, Natália Caye Dahlem, Luciano Luis Birck, Lucas Felipe Horn, Guilherme Scheibel e Adriano Diedrich , acompanhados por Miguel Ricardo Schroeder e Orlando José Wulfing,além da participação do seminarista Antônio Hochscheidt Becker, que atua na paróquia.

E este importante momento também acontecerá, de certa forma, em Estrela, com a Semana Missionária, que acontece em todo o Brasil, já a partir de terça-feira, 16 de julho, com encontro dos jovens para refletir e participar da Santa Missa no Santuário Santo Antônio, as 18h30min. Na quarta, dia 17 de julho, haverá uma concentração em nível de área pastoral, reunindo todos os grupos de jovens católicos de Estrela, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Poço da Antas, Paverama e Roca Sales - lá em Roca Sales. Na quinta, dia 18, o grupo do CLJ da Paróquia Santo Antonio atuará em missão com as crianças carentes no sopão da Vó Célia do Cachimbo, no Bairro Imigrantes. Na sexta, dia 19, haverá uma atividade conjunta com os grupos das Paróquias Santo Antônio e São Cristóvão, do bairro Boa União. No domingo, todos os jovens são convidados a participar de um momento diocesano, no município de Brochier, de onde nossa delegação já parte para o Rio de Janeiro.

Paralelamente, representantes do grupo participarão da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística, pelas diversas comunidades da Paróquia Santo Antônio e realizarão uma vigília pela JMJ no Santuário dia 28, das 16 as 18h, aberto a toda a comunidade.









 

6 de jul. de 2013

Cristo nos envia: Sejam Missionários!

Vivemos um mês especial: Jornada Mundial da Juventude no Brasil. É uma grande ocasião de evangelização da juventude. E por falar em evangelização, vale olhar para o Evangelho deste domingo: Lc 10,1-9.
Neste texto vemos Jesus que envia 72 pessoas (discípulos) para irem em seu nome. Mas para fazer o quê? Três atitudes: 1. Levar a paz. 2. Curar os doentes. 3. Anunciar o Reino de Deus. Olhemos rapidamente o que isso significa.
Levar a paz. Não é preciso pesquisar muito para concluir que o mundo carece de paz. Guerras, instabilidade econômica, lutas por poder, corrupção, desigualdade social, injustiça, fome. Jesus manda levar a paz a todos, mesmo aos que não a quiserem. Isso é ser cristão: é ser testemunha da paz, buscando ativamente a justiça. Paz não é marasmo, conformismo, tranquilidade. Paz é fruto da justiça.
Curar os doentes. Além dos dentes propriamente ditos (que hoje são cuidados pela medicina cada vez mais avançada, nem sempre acessível a todos), temos muitos outros tipos de doenças: falta de sentido para viver, solidão, dependências de toda ordem. Isso é ser cristão: trabalhar pela vida. Jesus deixa bem claro que em cada pessoa que precisa de ajuda é Ele mesmo quem está presente.
Anunciar o Reino de Deus. A Igreja Católica não é uma ONG, não é uma entidade beneficente, não é um grupo de voluntariado. A Igreja é testemunha de que a vida é mais do que esse mundo. Valorizamos e nos importamos com essa dimensão da vida, mas sabemos que há outra, ainda maior: a eternidade. Isso é ser cristão: ter os pés bem firmes no chão da história e os olhos elevados para o horizonte de Deus, que é o fundamento e a meta de tudo. Reino de Deus significa o espaço do Autor da Vida em nossa própria vida.
Amigos e amigas, hoje somos nós os 72 discípulos e discípulas de Jesus. Não devemos levar coisas demais para transformar o mundo. Basta, com canta pe. Zezinho, levar no peito uma cruz e no coração o que disse Jesus. É pelo amor de Cristo, cujo símbolo máximo é a cruz, que partimos em missão. E são suas palavras, palavras de paz, de vida e de liberdade, que nos fazem caminhar e transformar o mundo para que seja mais próximo do que Deus sonhou.
Um abençoado dia para ti.