6 de jul. de 2013

Cristo nos envia: Sejam Missionários!

Vivemos um mês especial: Jornada Mundial da Juventude no Brasil. É uma grande ocasião de evangelização da juventude. E por falar em evangelização, vale olhar para o Evangelho deste domingo: Lc 10,1-9.
Neste texto vemos Jesus que envia 72 pessoas (discípulos) para irem em seu nome. Mas para fazer o quê? Três atitudes: 1. Levar a paz. 2. Curar os doentes. 3. Anunciar o Reino de Deus. Olhemos rapidamente o que isso significa.
Levar a paz. Não é preciso pesquisar muito para concluir que o mundo carece de paz. Guerras, instabilidade econômica, lutas por poder, corrupção, desigualdade social, injustiça, fome. Jesus manda levar a paz a todos, mesmo aos que não a quiserem. Isso é ser cristão: é ser testemunha da paz, buscando ativamente a justiça. Paz não é marasmo, conformismo, tranquilidade. Paz é fruto da justiça.
Curar os doentes. Além dos dentes propriamente ditos (que hoje são cuidados pela medicina cada vez mais avançada, nem sempre acessível a todos), temos muitos outros tipos de doenças: falta de sentido para viver, solidão, dependências de toda ordem. Isso é ser cristão: trabalhar pela vida. Jesus deixa bem claro que em cada pessoa que precisa de ajuda é Ele mesmo quem está presente.
Anunciar o Reino de Deus. A Igreja Católica não é uma ONG, não é uma entidade beneficente, não é um grupo de voluntariado. A Igreja é testemunha de que a vida é mais do que esse mundo. Valorizamos e nos importamos com essa dimensão da vida, mas sabemos que há outra, ainda maior: a eternidade. Isso é ser cristão: ter os pés bem firmes no chão da história e os olhos elevados para o horizonte de Deus, que é o fundamento e a meta de tudo. Reino de Deus significa o espaço do Autor da Vida em nossa própria vida.
Amigos e amigas, hoje somos nós os 72 discípulos e discípulas de Jesus. Não devemos levar coisas demais para transformar o mundo. Basta, com canta pe. Zezinho, levar no peito uma cruz e no coração o que disse Jesus. É pelo amor de Cristo, cujo símbolo máximo é a cruz, que partimos em missão. E são suas palavras, palavras de paz, de vida e de liberdade, que nos fazem caminhar e transformar o mundo para que seja mais próximo do que Deus sonhou.
Um abençoado dia para ti.

Nenhum comentário: