7 de jun. de 2013

UM TESTEMUNHO...

Para quem não sabe eu faço parte de um grupo chamado CLJ (Curso de Liderança Juvenil), é um grupo de jovens da Igreja Católica. Minha caminhada nesse grupo começou há 1 ano.
Estava refletindo sobre todas as coisas que não nos avisaram quando entramos no CLJ. Ninguém nos avisou das lágrimas derramadas por causa de decepções.
Ninguém nos avisou das tantas outras lágrimas que derramaríamos em casa por causa de uma atividade que não saiu como o esperado e nem das derramadas por causa das vezes em que brigamos com alguém. Ninguém nos avisou dos “sapos” que teríamos que aprender a engolir. Ninguém nos avisou que teriam pessoas falando constantemente mal de nós e tirando sarro por participarmos de um movimento ligado a Igreja. Ninguém nos avisou do tamanho das responsabilidades que iríamos ter conforme o tempo ia passando. Ninguém nos avisou que muitas vezes seriamos julgados e que isso machucaria muito. Ninguém nos avisou das frustrações por tomar decisões erradas. Ninguém nos avisou que veríamos grandes pessoas queridas de dentro do grupo irem embora e que muitas vezes nos sentiríamos sozinhos.
Ninguém nos avisou que muitas vezes teríamos que escolher entre passar um fim de semana com as nossas famílias ou em uma atividade do CLJ.
Ninguém nos avisou que um dia mudaríamos nosso jeito de ser e de pensar, mas que o mundo não mudaria em nada e que quando nos déssemos conta disso mais lágrimas derramaríamos.
Mas apesar de todas essas coisas listadas ninguém nos avisou também da alegria e da euforia que sentiríamos ao voltar de um retiro de três dias.
Ninguém nos avisou que faríamos amizades para durar uma vida inteira.
Ninguém nos avisou das tantas lágrimas derramadas por emoção ao ler uma carta, uma mensagem, por alegrias vividas ou por receber um abraço de um amigo verdadeiro.
Ninguém nos avisou que de jovens muitas vezes extremamente tímidos nos tornaríamos líderes capazes de dar palestras e coordenar atividades.
Ninguém nos avisou que mais do que participar de reuniões intermináveis, estávamos aprendendo a fazer gestão de pessoas.
Ninguém nos avisou que mais do que fazer silêncio, aprendemos a pensar na vida.
Ninguém nos avisou que mais do que fazer diferente, bolar uma coisa legal e escrever um texto que tocasse as pessoas, estávamos aprendendo a ser pedagogos, publicitários, jornalistas, estávamos sendo criativos.
Ninguém nos avisou que mais do que fazer o silêncio pedido nas orações iniciais, estávamos aprendendo a valorizar a fé.
Ninguém nos avisou que mais do que fazer primeiro, estávamos aprendendo a liderar.
Ninguém nos avisou da sensibilidade que iríamos adquirir para olhar o mundo e a humanidade.
Ninguém nos avisou que aprenderíamos a ser capazes de levar um pouco de luz onde há escuridão.
Ninguém nos avisou das pessoas que Deus colocaria nas nossas vidas como verdadeiros presentes de Deus.
Ninguém nos avisou que aprenderíamos a amar de uma forma diferente.
Ninguém nos avisou que aprenderíamos a ter uma fé inabalável que nos faz ver a luz por pior que seja a situação vivenciada no momento.
Ninguém nos avisou que aprenderíamos a sermos felizes porque Deus quer nos ver felizes e porque Ele nos deu a vida para vivê-la de forma plena.
Ninguém nos avisou da alegria que sentiríamos ao servir o Cristo que morreu em uma cruz por nós.
Ninguém nos avisou que aprenderíamos a não nos sentirmos sozinhos pelo fato de Jesus estar sempre do nosso lado.
Essas são algumas das poucas coisas que não nos avisaram, mas que ao serem vividas nos fazem aprender a amar esse movimento de uma maneira que nunca imaginávamos amar. Sem esquecer que ninguém nos avisou que um dia aprenderíamos a ver e sentir o tamanho do amor que Cristo dedica a nós todos os dias e que tudo o que temos hoje nos foi dado de presente por Ele.
Pense muito bem nisso. Porque ninguém vem com um manual com tudo o que iremos viver dentro desse grupo, mas com certeza aprendemos o quanto todas essas experiências são importantes para a nossa formação como pessoas.
Shalom!

Izabela Ávila, por Fernando Coutinho em https://www.facebook.com/fernando.coutinho.5070/posts/529412670448862

Nenhum comentário: